Debate e perspectivas sobre uma economia circular

eng-logoEnglish version

Na sexta-feira passada foi debatido no seminário do PPGTE sobre a Economia Circular. A conversa com os alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade fez parte das ações da Semana Lixo Zero 2016.

 

 

 

Em uma aula o Prof. Christian Luiz da Silva apresentou o conceito da journal_of_business_ethicsEconomia Circular e algumas implicações em aspectos econômicos, sociais e ecológicos. Com base no texto “The Circular Economy: An Interdisciplinary Exploration of the Concept and Application in a Global Context” de Alan Murray, Keith Skene e Kathryn Haynes foi debatido o conceito da eficiência e o uso de recursos, assim como as implicações para países como a China, que já tem implementado políticas públicas direcionados a uma economia circular mais prática.

 

Na segunda parte do seminário o sitra-study-coverpesquisador visitante da Finlândia, Julius Krötzl, apresentou o estudo “The opportunities of a circular economy for Finland” do Fundo Finlandês de Inovação (SITRA) e a consultoria McKinsey. Os estudantes entraram em debates com os dois apresentadores sobre os desafios no estudos de impactos pelo lado dos consumidores, mas também sobre as implicações em nível mais amplo, na formulação de políticas eficazes.

Julius resumiu a experiência dele assim:

“For me it was interesting to learn a lot more about the Circular Economy and its implications in Finland in particular, as I did not have a lot of experience in this area before. For further research it would be interesting to compare the possibilities of the Circular Economy between Finland and Brazil.”

sitra-study-circular-economy

Um comentário sobre “Debate e perspectivas sobre uma economia circular

Deixe um comentário